Eletiva

Administração Pública com foco em Relações Internacionais

Para alunos e alunas do Ensino Médio (Ciclo 5).
Parceria com a FGV.

7/5 – 14h15 às 15h15 - presencial, na Vila
Democracia, polarização e administração pública
Prof. Rafael Cortez

O objetivo da aula é discutir o papel da administração pública à luz dos dilemas democráticos contemporâneos. Os últimos anos mostraram a persistência de riscos democráticos resultado da radicalização entre os grupos políticos e ideológicos. A experiência internacional mostra que a corrosão democrática no mundo contemporâneo ocorre dentro das instituições. Assim, mais do que produção das políticas de governo, a administração pública ajuda na preservação da democracia.

 

14/5 - 14h15 às 15h15 - online
A nova ordem mundial: características e desafios
Prof. Guilherme Casarões

A ideia da aula é oferecer um panorama da ordem mundial, suas principais características e desafios atuais. Nesse contexto, buscarei analisar os desafios do Brasil diante desse mundo em transformação, tanto no posicionamento de sua política externa quanto na coordenação entre atores governamentais e sociedade civil para a projeção internacional brasileira.

 

21/5 – 14h15 às 15h15 - presencial, na Vila
Processo legislativo e a construção das políticas públicas
Prof. Rafael Cortez

As políticas públicas são a tradução das relações de poder entre os diferentes grupos políticos e sociais. Elas funcionam como canal de ligação entre política e o mundo social. O objetivo da aula é apresentar o processo de produção das políticas públicas pensadas como palco para a disputa política entre agentes com interesses. A aula busca apresentar as regras do processo legislativo como forma de entendimento das preferências sociais. A aula irá discutir a ideia de que a trajetória de desenvolvimento dos diferentes países é resultado dessa conjunção entre interesses dos grupos sociais e econômicos e as regras de tomada de decisão.

 

28/5 – 14h15 às 15h15 - presencial, no Campus da FGV
A atuação profissional do Administrador Público em assuntos internacionais
Prof. André Guzzi, e ex-alunos do curso de Administração Pública que trabalham com Relações Internacionais

 

Professores:

André Cavaller Guzzi
Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Administração Pública da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) desde 2019 e professor do mesmo curso desde 2016. É PhD em Ciência Política pela Graduate Center, City University of New York, com concentração nas áreas de Relações Internacionais e Política Comparada. É mestre pela mesma universidade e pelo programa interinstitucional San Tiago Dantas, UNESP-UNICAMP-PUC. Tem experiências como professor em várias universidades de Nova York, incluindo Brooklyn College e Columbia University. Já trabalhou no centro de pesquisa Center for International Politics, em Washington D.C., e realizou estudo de campo em Angola e Moçambique. Suas áreas de conhecimento incluem economia política internacional, organizações internacionais para desenvolvimento, política social global e refugiados.

Guilherme Casarões
Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor da FGV nas áreas de Administração Pública, Ciência Política e Relações Internacionais. Foi visiting fellow da Tel Aviv University (2011) e da Brandeis University (2015). Possui pesquisas e artigos publicados nas áreas de Política Externa Brasileira, Relações Brasil-Oriente Médio e Teoria das Relações Internacionais.

Professor visitante da Universidade Brown.
Rafael Cortez
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi bolsista de Iniciação Científica da Fapesp. Defendeu o Mestrado na Universidade de São Paulo, financiado pela Fapesp. No Doutorado, foi Bolsista do CNPQ e obteve o título com trabalho sobre coordenação eleitoral nas eleições majoritárias brasileiras. Especialista em instituições políticas, economia política e política comparada. Ocupa o cargo de Analista Político Sênior na Tendências Consultoria Integrada e professor. Áreas de interesse: sistema partidário, estudos legislativos, controles democráticos, novo institucionalismo, economia política.

 

Inscrição no mural do Ensino Médio (Ciclo 5)

 

Se ainda não estuda na Vila, fale com nossa equipe